Parques e Jardim Botânico

Turismo e Acessibilidade

Este guia foi elaborado para facilitar a visita de pessoas com deficiência aos principais atrativos da cidade. Aqui são apresentadas as características do entorno, a estrutura, a comunicação e a experiência em cada local. Assim sendo, apresentamos os principais atrativos turísticos de Curitiba e o que cada um oferece de acessibilidade, facilitando a escolha do local que melhor atenda suas necessidades.

Bom passeio e caso tenha alguma sugestão, por favor escreva para: destinointeligente@curitiba.pr.gov.br

E-book Turismo e Acessibilidade de Curitiba

Jardim Botânico

  • Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690

  • Tel: +55 (41) 3264-6994

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991.
Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água.

  • JARDIM DAS SENSAÇÕES

É em uma trilha de 200 metros de extensão no Jardim Botânico de Curitiba, em que o visitante percorre de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais. No Jardim das Sensações dá pra tocar as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem semente, galho, sino que toca e anuncia a beleza da vida. O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.

Obs: a visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

  • GALERIA DAS QUATRO ESTAÇÕES

Logo atrás da Estufa está a Galeria das Quatro Estações. Um espaço para a contemplação da natureza. Na área fechada estão o Café Escola Senac, onde toca continuamente os concertos de Vivaldi, “As Quatro Estações”; e o Centro de Ilustração Botânica do Paraná, com cursos de ilustração e venda de gravuras e outros produtos com representações de plantas nativas. Já na área semicoberta, há bancos, vasos e jardins canteiros que representam as quatro estações do ano, com cores e texturas de cada estação, identificadas por quatro esculturas clássicas de mármore branco.

  • CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA – CAT

Pensando no melhor atendimento aos turistas que visitam nossa cidade, o Jardim Botânico conta com um espaço destinado à prestação de informações turísticas, disponibilizando materiais de apoio aos visitantes. Também há a possibilidade de empréstimo de cadeiras de rodas para pessoas que necessitem, basta solicitar a um dos nossos atendentes.

Localização: Acesso principal: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico. Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu) / (41) 3264-7365 (Exposição/Agendamento Jardim das Sensações)

Acesso secundário (estacionamento): Avenida Prefeito Lothário Meissner, 1055 – Jardim Botânico

Horário: Das 06h às 19h30.

  • COMO CHEGAR NO JARDIM BOTÂNICO

Ônibus:

  • Expressos Centenário/Campo Comprido (Linha 303) 
  • Centenário/Rui Barbosa (Linha 302). Descer ao lado do Botânico.
  • Linha Cabral/Portão (Linha 216).
  • Linha Alcides Munhoz/Jardim Botânico (Linha 464 – ponto na Al. Dr.Muricy). Descer em frente ao Jardim Botânico.

Jardim Botânico – Aeroporto 

  • Caminhar até a estação-tubo Jardim Botânico, na Av. Presidente Affonso Camargo sentido Campo Comprido e pegar uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (Linha 302), Campo Comprido/Centenário (Linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (Linha 304).
  • Descer na Estação Eufrásio Correia. Aqui tem que desembarcar e caminhar uma quadra até a Av. Marechal Floriano Peixoto e embarcar na estação tubo UTFPR – sentido Boqueirão (precisa pagar outra passagem). Pode embarcar nos ônibus Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500).
  • Desembarca no Terminal Boqueirão e precisa pegar a linha de ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32) – não precisa pagar outra tarifa. Este ônibus levará até o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Aeroporto – Jardim  Botânico

  • No aeroporto pega o ônibus Aeroporto-Terminal Boqueirão (Linha E32). Chegando no terminal precisa trocar de ônibus (não é necessário pagar outra passagem).
  • Troca de ônibus embarcando na plataforma do ônibus biarticulado, podendo pegar o Boqueirão-Praça Carlos Gomes (Linha 503) ou o ônibus Ligeirão Boqueirão (Linha 500), ambos embarcam no mesmo lugar.
  • Desembarque: Ponto UTFPR, na Estação Eufrásio Correia (sentido Centenário/Pinhais) pegar uma das linhas: Centenário/Rui Barbosa (Linha 302), Campo Comprido/Centenário (Linha 303) e Pinhais/Campo Comprido (Linha 304).
  • Descer na estação-tubo Jardim Botânico, trajeto a pé até a entrada principal do Jardim Botânico (R. Engº. Ostoja Roguski) é de 600m (aproximadamente 8 minutos).

Parques e Bosques

Ópera de Arame/
Pedreira Paulo Leminski

  • Endereço: Rua João Gava, 920 – Abranches

  • Tel: +55 (41) 99244-6929

  • Site: www.parquedaspedreiras.com.br

A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.

Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque Jaime Lerner juntamente com o Espaço Cultural Pedreira Paulo Leminski, cenário de grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 24.000 pessoas. O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde 2018 abriga o projeto Vale da Música, um festival permanente de música instrumental que ampliou a oferta cultural ao visitante da Ópera de Arame, e traz, além de apresentações diárias de música instrumental no Palco Flutuante, exposições de arte, oficinas, e atividades culturais.

Instagram:
@operadearameoficial
@festivalvaledamusica

Horário: De terça à domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: Cobrança de entrada no local. Os horários estão sujeitos à mudanças dependendo dos eventos realizados no parque.

Acesso: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava.

Vale da Música
Vale da Música na Ópera de Arame é um projeto inédito no país. Um palco flutuante no lago do teatro que oferece música ao vivo instrumental durante o dia, de terça a domingo, das 10h às 18h. A estreia do projeto foi em 21 de setembro de 2018.

Restaurante Ópera Arte
Terça a domingo das 10h às 18h. Ônibus: Convencional Mateus Leme (Praça Tiradentes) ou Interbairros II, descer próximo à Pedreira. Convencional Nilo Peçanha (atrás da Catedral) descer o Farol das Cidades.

Bosque Alemão

  • Endereço: Rua Niccolo Paganini, s/n – Vista Alegre

  • Tel: +55 (41) 3568-1087

Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

Localização: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer). Tel. Biblioteca: (41) 3568-1087

Horário: Bosque – diariamente das 6h às 19h. A Casa Encantada tem contação de histórias das bruxas aos sábados e domingos às 11h, 14h e 16h. Além das histórias, estão previstas participações de escritores.

Ônibus: Linha Turismo Convencional Jardim Mercês/Guanabara (Trav. Nestor de Castro). Descer no Canal 4 – TV Iguaçu, a uma quadra do Bosque. Interbairros II sentido Anti-Horário

Acesso: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Inácio Lustosa / Rua Trajano Reis / Rua Des. Benvindo Valente / Rua Des. Hugo Simas / Rua Francisco Schaffer / Rua NiccoloPaganini.

Bosque Capão da Imbuia

  • Endereço: Rua Professor Benedito Conceição, 407 – Capão da Imbuia

  • Tel: +55 (41) 3313-5480

Ocupa uma área de 36.000 m², com exposição interna de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados. Na área externa está o “Caminho das Araucárias”, um bosque remanescente de Floresta Araucária, onde uma passarela elevada percorre uma trilha com 400 metros de comprimento, com 12 vitrines e painéis que mostram as inter-relações dos elementos naturais encontrados na Floresta Araucária e também os vários produtos desta formação vegetal, obtidos e utilizados pelo homem.

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h.

Ônibus: Linha Direta Pinhais/Campo Comprido (Praça Tiradentes). Descer no Terminal do Capão da Imbuia e seguir pela Rua Prof. Nivaldo Braga (cerca de quatro quadras até o Museu).

Bosque de Portugal

  • Endereço: Rua Fagundes Varela, 731 –  Jardim Social

  • Tel: +55 (41) 3350-9630

Homenagem aos laços luso-brasileiros, este espaço destaca-se por uma trilha,acompanhando um pequeno riacho, na qual encontram-se, estampados em azulejos, trechos de poetas ilustres da língua portuguesa, além de uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas.

Localização: Rua Fagundes Varella X Rua Osório Duque Estrada. – Jardim Social.

Horário: diariamente.

Ônibus: Convencional Hugo Lange (Praça Santos Andrade). Descer ao lado do Bosque, no Grupo Escoteiro.

Acesso: Trav. Tobias de Macedo / Trav. Alfredo Bufren / Rua Amintas de Barros / Rua José de Alencar / Rua Augusto Stresser / Rua Fagundes Varela / Rua Ozório Duque Estrada.

Bosque do Fazendinha

  • Endereço: Rua Carlos Klemtz – Fazendinha

  • Tel: +55 (41) 3576-1950

Possui 73.000 m² de área verde, onde estão instaladas canchas esportivas, playground, palco ao ar livre, churrasqueiras, trilhas ecológicas e estacionamento. No bosque, procurou-se resgatar a história da Fazendinha, por onde os viajantes se dirigiam entre São José dos Pinhais e os Campos Gerais, além da colonização do bairro pela família Klemtz, antiga proprietária de uma olaria no local, cuja chaminé permanece preservada, juntamente com a casa em estilo neoclássico, construída em 1896.

Localização: Rua Carlos Klemtz, s/n° – Fazendinha Horário: Diariamente das 6h às 19h.

Ônibus: Convencional Fazendinha (Praça Rui Barbosa). Descer em frente ao Bosque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Visconde de Nácar / Rua 24 de Maio / Av. Visconde de Guarapuava / Via Rápida Centro-Portão / Rua João Bettega / Rua Carlos Klemtz.

Bosque Gutierrez

  • Endereço: Rua Albino Raschendorfer, s/n°. – Vista Alegre

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

No bosque foi implantado, em 22 de março de 1989, o Memorial Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro amazônico, morto em Xapuri, Acre. São 18 mil metros quadrados de área verde, com trilhas e uma fonte natural que fornece 1.350 litros de água mineral por hora.

Localização: Rua Albino Raschendorfer, s/n°. – Vista Alegre

Horário: Diariamente das 8h às 18 h.

Ônibus: Convencional Jardim Mercês/Guanabara, Fredolin Wolf / Raposo Tavares (Trav. Nestor de Castro). Descer no último ponto da Rua Jacarezinho, em frente à Escola Guido Straube, a duas quadras do Bosque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Av. Manoel Ribas / Rua Jacarezinho / Rua Carlos Benetti / Rua Albino Raschendorfer.

Bosque Reinhard Maack

  • Endereço: Rua Waldemar Kost, 2263 – Hauer

  • Tel: +55 (41) 3350-9630

Inaugurado em 1989, o bosque é uma homenagem da cidade ao geólogo e geógrafo, pesquisador alemão radicado no Paraná, cujo trabalho em muito contribuiu para a preservação do meio ambiente em nosso Estado. O Bosque possui uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas em toda a região; uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças, equipamentos para recreação, casa de educação ambiental.

Localização: Rua Waldemar Kost, 2263 – Vila Hauer

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 08:00 às 17:30. Durante a semana somente com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante agendamento e apenas para alunos entre 5 a 12 anos de escolas ou programas no ensino fundamental, através dos pedagogos ou professores responsáveis. Nos dias de chuva e no dia seguinte, por segurança, o Bosque fica fechado, pois as trilhas se tornam escorregadias. As visitas de grupos de crianças de escolas nos dias de semana pode ser agendada através do telefone 3350-9891 e destinam-se exclusivamente para alunos do ensino fundamental.

Ônibus: Biarticulado Boqueirão (Praça Carlos Gomes) até o Terminal Hauer + Alimentador Itamarati – 512 – Descer no terceiro ponto e andar uma quadra. Interbairro II – 020 – Descer na Rua Paulo Setúbal e andar uma quadra.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Al. Dr. Muricy / Av. Mal. Deodoro / Rua Des. Westphalen / Rua Prof. Plácido e Silva / Av. Mal. Floriano Peixoto / Rua Waldemar Kost

Bosque São Cristóvão / Italiano

  • Endereço: Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, s/n° – Santa Felicidade 

  • Tel: +55 (41) 3350-8484

Em Santa Felicidade, é também local para realização das festas típicas da colônia italiana do bairro, como a Festa da Uva e do Vinho . Possui estrutura para a instalação de barracas para a venda de alimentos e bebidas, espaço para shows e apresentações folclóricas e uma polenteira.

Localização: Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, s/n°. – Santa Felicidade

Horário: Variável conforme evento

Ônibus: Linha Direta Bairro Alto/Santa Felicidade (Travessa Nestor de Castro) até o Terminal de Santa Felicidade + Alimentador Veneza, que passa ao lado do Bosque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Av. Manoel Ribas / Av. Vereador Toaldo Túlio / Rua Margarida Ângela Zardo Miranda.

Bosque Zaninelli
/Sustentabilidade

  • Endereço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

A criação do Bosque Zaninelli, na área preservada onde já funcionou uma pedreira, se deu em 1992. A atividade realizada pela pedreira deu origem a um paredão de pedra e aos lagos presentes na área. Já abrigou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), e atualmente abriga a Escola de Sustentabilidade, voltada à oferta de cursos de formação e atualização para professores e servidores, além de programas voltados à comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais.

Localização: Rua Victor Benato, 210. PILARZINHO. Tel: (41) 3254-7657 / 3254-5548 / 3254-3734 (ULMA).

Horário: Diariamente, das 8h às 18h

Ônibus: Convencional Jardim Kosmos (Travessa Nestor de Castro). Descer em frente ao Bosque Zaninelli.

Parque Bacacheri

  • Endereço: Rua Paulo Nadolny – Bacacheri

  • Tel: +55 (41) 3350-9630

Possui várias opções de lazer e recreação: canchas de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground, lago artificial e bosque com espécies nativas. O portal de acesso é construído com base em pirâmides de concreto e arcos em tubo de ferro colorido, com o intuito de representar a entrada para o paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides.

Localização: Rua Paulo Nadolny, s/n°. – Bacacheri 

Horário: Diariamente das 6h às 20h.

Ônibus: Expresso Santa Cândida/Capão Raso (Estação Central / Rua Pres. Faria) até o Terminal do Cabral + Alimentador São João ou Tingüi. Descer na Av. Erasto Gaertner, próximo ao Supermercado Mercadorama e caminhar duas quadras até o Parque.

Acesso: Trav. Tobias de Macedo / Rua Riachuelo / Rua Heitor Stockler de França / Av. Cândido de Abreu / Rua Comendador Fontana / Via Rápida Centro-Sta.Cândida / Rua Aviador Vicente Wolski / Rua Paulo Nadolny.

Parque Tanguá

  • Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Pilaezinho

  • Tel: +55( 41) 3352-7607/3352-5404

Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista da cidade e ainda mais especial do por do sol. Esse mirante fica sobre o paredão de pedra de uma antiga pedreira. O parque conta ainda com pista de caminhada, ciclovia e o Jardim Poty Lazzarotto.

Localização: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Pilarzinho Tel.: (41) 3352-7607

Horário: Parque – das 6h às 22h Bistrô – diariamente das 8h às 21h

Ônibus: Convencional Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro) Bracatinga, Interbairros II, Primavera, Santa Felicidade – Santa Cândida.

Acesso: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava / Rua São Salvador / Rua Domingos Antônio Moro / Rua Dr. Bemben.

Parque Tingui

  • Endereço: Av. Fredolin Wolf –  São Lorenço

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

Parte do maior parque ambiental linear do país, implantado às margens do rio Barigüi, recorda os indígenas que aqui habitavam, através da estátua do Cacique Tindiqüera. Abriga também o Memorial Ucraniano, homenagem aos imigrantes, na forma de réplica de uma igreja ortodoxa, originalmente construída no interior do estado, a qual abriga exposição de pêssankas e ícones.

Localização: Av. Fredolin Wolf, s/n°. Rua José Casagrande, s/n°. – São João Tel.: (41) 3240-1103 (Memorial) / (41) 3338-2909 (Artesanato).

Horário: Parque – diariamente Memorial – terça a domingo, das 10h às 18h. Loja de Artesanato – terça a domingo, das 14h30 às 18h.

Ônibus: Convencional Raposo Tavares, Fredolin Wolf ou Júlio Graff. Descer em frente ao Parque.

Acesso: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava / Av. Fredolin Wolf.

Parque Cambuí

  • Endereço: R. Carlos Klemtz, s/n°. – Fazendinha 

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

O Parque Cambuí é o mais novo espaço de preservação ambiental e de lazer da cidade. O nome é uma referência à cambuí, espécie de árvore nativa característica de regiões de várzea, presente na área do novo parque. Com o Tanguá, o Tingüi e o Barigüi, o Cambuí é o quarto localizado às margens do Rio Barigüi. Com 100 mil metros quadrados é o 18° parque de Curitiba, possui ciclovias, pista de caminhada, uma praça central e estacionamento com 100 vagas. Além de um mirante de madeira com uma passarela que atravessa um grande lago natural. A entrada do parque fica na Rua Carlos Klemtz, perto da Rua da Cidadania da Fazendinha.

Localização: R. Carlos Klemtz, s/n° – Fazendinha

Horário: Diariamente das 8h às 18h.

Parque dos Tropeiros

  • Endereço: Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, 10000 – Cidade Industrial

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

Aqui se preserva a cultura gauchesca, trazida pelos tropeiros, que passavam próximo a Curitiba conduzindo as tropas rumo à Feira de Sorocaba e que deram origem a várias cidades do estado. O parque é equipado com instalações apropriadas à realização de rodeios e apresentações de danças típicas.

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Ônibus: Linha Direta Fazendinha/Tamandaré (Terminal Guadalupe / Rodoviária Velha) até o Terminal da Fazendinha + Alimentador Vila Marisa, que passa a cerca de 4 quadras do Parque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Visconde de Nácar / Rua 24 de Maio / Rua Visconde de Guarapuava / Via Rápida Centro-Portão / Rua João Bettega / Rua Carlos Klemtz / Rua Raul Pompéia

Parque Iguaçu –

Zoológico

  • Endereço: Rua João Miqueletto – Alto Boqueirão

  • Tel: (41) 3350-9630

Inaugurado em 1976, o zoológico está situado na região sul sudeste da cidade, no Parque Municipal do Iguaçu, o maior parque urbano do Brasil, com seus 569 mil metros quadrados. No zoológico, você pode ver mais de mil animais: aves naturais de toda a América do Sul, répteis e mamíferos das mais variadas origens, preservados num ambiente mais próximo do seu habitat natural. Observação: Não é permitido aos visitantes levar animais domésticos

Localização: Acesso 1 – Rua João Miqueletto, 1500, Boqueirão – Acesso 2 – Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n°. – Alto Boqueirão Tel.: (41) 3378-1221

Horário: De terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada por ordem de chegada. Permitida a permanência de 1,2 mil pessoas simultaneamente. Para mais informações clique aqui.

Ônibus: Acesso: Rua Cândido Lopes / Al. Dr. Muricy / Av. Mal. Deodoro / Rua Des. Westphalen / Rua Prof. Plácido e Silva / Av. Mal Floriano Peixoto. Entrar à direita logo após o viaduto sobre a R.F.F.S.A.

Parque Lago Azul

  • Endereço: R. Colomba Merlin, 831 –  Umbará

  • Tel: +55 (41) 3348-6233

O Parque Lago Azul, entre os bairros Ganchinho e Umbará, é o 19° parque criado na cidade. A área de 128.500 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. Hoje, possui um mirante de madeira no ponto mais alto do parque que proporciona vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante caminha pela trilha no bosque. O parque também conta calçadas de paver (blocos de cimento intertravados) que garantem acessibilidade e drenagem na área pavimentada. As antigas instalações do parque foram restauradas e modernizadas para uso público. A casa de madeira que era a sede da propriedade foi transformada em um bistrô. O moinho de milho também está recuperado e é uma das atrações do novo parque. O Parque Lago Azul tem 9 churrasqueiras, lanchonete, estacionamento para carros, 1 Parque de Troncos para crianças e um módulo da Guarda Municipal.

Localização: R. Colomba Merlin, 831 – Umbará (próximo à Igreja do Umbará) Tel.: (41)3348 6233

Horário: Diariamente das 06h às 18h

Ônibus: Linhas Ganchinho e Umbará a partir terminal do Pinheirinho, descer no ponto do Parque Lago Azul.

Parque Natural
Vista Alegre

  • Endereço: Rua Gardênio Scorzato – Vista Alegre

  • Tel: +55 (41) 3350-8484

Observação: O parque conta com decks de madeira, dois portais nas entradas, estacionamentos, parquinho, iluminação, ponte, vias de acesso, pista de caminhada, labirinto de plantas e paisagismo.

Parque Passaúna

  • Endereço: Rua Eduardo Sprada – Augusta

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

Seus 6,5 milhões de metros quadrados se situam dentro da Bacia do Passaúna, a oeste de Curitiba. Quase 3,5 milhões de metros quadrados são do lago criado pela represa da Estação de Abastecimento de Água. Do mirante se tem uma vista panorâmica que surpreende pela grandiosidade e beleza. Trilhas ecológicas e a Estação Biológica, que já foi uma antiga olaria, valem ser visitadas.

Horário: Diariamente das 8h às 18h.

Ônibus: Expresso Campo Comprido (Praça Rui Barbosa) até o Terminal do Campo Comprido + Alimentador Vila Marqueto, que passa em frente ao Parque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Rua Padre Agostinho / Conectora 5 / Rua Eduardo Sprada

Parque São Lourenço
/ Memorial Paranista

  • Endereço: Rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão – São Lorenço

  • Tel: +55 (41) 3313-7192/3255-3824

Um dos mais antigos parques de Curitiba, criado em 1972 para recuperar estragos do rompimento da represa do Rio Belém, agora conta também com o Memorial Paranista e Jardim das Esculturas João Turin. Jardim das Esculturas: conta com 15 obras de grandes proporções, reproduzidas em bronze pelo artista paranaense João Turin. Além das esculturas, há também o Liceu das Artes, com oficinas voltadas à criação artísticas, o atelier de esculturas e fundição, um centro de pesquisa e desenvolvimento da arte escultural, o teatro Cleon Jacques, além das reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê de João Turin e a loja #CuritibaSuaLinda.

Localização: Rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão – São Lourenço.

Horário: Diariamente em tempo integral.

Ônibus/Bus: Linha Turismo Convencional: Abranches, Vila Suíça, Jardim Chaparral, Taboão-Água Verde ou Mateus Leme (Praça Tiradentes). Descer ao lado do Parque.

Acesso: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme.

Passeio Público

  • Endereço: Rua Luiz Leão – Centro

  • Tel: +55 (41) 3350-9940

Já se chamou Jardim Botânico, no século passado. Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886. Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco num espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do Cemitério de Cães de Paris.

Localização: Rua Luiz Leão, s/n°. – Centro Tel.: (41) 3323 3793

Horário: Passeio Público funciona de terça a domingo, das 6h às 18h.

Ônibus: Circular Centro (sentido anti-horário) Biarticulado Santa Cândida/ Capão Raso e Ligeirão Santa Cândida/ Praça do Japão 

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Barão do Serro Azul / Travessa Tobias de Macedo/ Rua Riachuelo/ Av. João Gualberto / Rua Luiz Leão.

Parque Barigui

  • Endereço: Avenida Candido Hartmann – Santo Inácio

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significava “Rio do Fruto Espinhoso”. Hoje, com 1,4 milhão metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais frequentado. A antiga “sesmaria” pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972. Não são apenas os moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. Dentre os equipamentos que o Parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Localização: BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio. Pavilhão de Exposições – Tel.: (41) 3335-7592 Centro de Convenções (IMAP) – Tel.: (41) 3335-4874 Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Tel.:(41) 3335-2112 Museu do Automóvel – Tel.: (41) 3335-1440 (Quarta a domingo)

Horário: Diariamente.
Ônibus: Convencional Bigorrilho ou Savóia (Praça Tiradentes). Descer no Parque.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Rua Jerônimo Durski / BR 277 ou Rua Cândido Lopes / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Av. Cândido Hartmann.

Parque Barreirinha

  • Endereço: Av. Anita Garibaldi, 6100 – Barrerinha

  • Tel: +55 (41) 3350-9630

Criado em 1959, mas transformado em parque e entregue à população apenas em 1972, tem 275.380 metros quadrados de área. Considerado o mais belo parque da cidade, lá se pode apreciar araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. Sua área verde, que serve como importante regulador da qualidade do ar da região, é utilizada por estudantes e professores universitários em aulas práticas de Botânica. O Horto Municipal, anexo ao parque, desempenha função científica e educativa – é responsável pela pesquisa e produção de espécimes vegetais. Entre seus equipamentos estão os bosques com mais de 200 mil metros quadrados de vegetação típica, biblioteca infantil, playground, cabana rústica, lanchonete, churrasqueiras e estacionamento.

Localização: Av. Anita Garibaldi, 6100 – Barreirinha Tel.: (41) 3585-5269 / 3585-5221

Horário: Diariamente ininterrupto

Ônibus: Linha Direta Barreirinha/São José (Largo Bittencourt / Círculo Militar) até o Terminal da Barreirinha + Alimentador Cachoeira, Santa Terezinha ou Vila Leonice, que passam em frente ao Parque.

Acesso: Trav. Tobias de Macedo / Rua Riachuelo / Rua Heitor Stockler de França / Av. Cândido de Abreu / Rua Com. Fontana / Av. Munhoz da Rocha / Rua Dr. Manoel Pedro / Av. Anita Garibaldi.

Praça do Japão

  • Endereço: Praça do Japão – Água Verde

  • Tel: +55 (41) 3343-2936

Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

Localização: Av. Sete de Setembro com Av. Rep. Argentina – Água Verde. Tel.: 3342-2500 (Biblioteca Hideo Handa)

Horário: Praça – diariamente Casa da Cultura – terça a domingo, das 9h às 18h Biblioteca Hideo Handa – de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h; sábados, das 09h às 13h (exceto feriados). * Programação sujeita a alteração.

Ônibus: Expresso Santa Cândida/Capão Raso (Estação Central – Rua Pres. Faria). Descer na estação tubo Bento Viana, a uma quadra da Praça do Japão.

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Dr. Muricy / Av. Mal. Deodoro / Rua Emiliano Perneta / Rua Des. Motta/ Av. Sete de Setembro.

Praça Tiradentes

  • Endereço: Praça Tiradentes –  Centro

  • Tel: +55 (41) 3350-9891

É a principal praça de Curitiba, dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, construída em 1893. Nesta região, em 29 de março de 1693, foi fundada Curitiba. Antigamente conhecida como Largo da Matriz, a praça é o marco zero da cidade. Em 1880, em função da visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar D. Pedro II. Nove anos mais tarde, na República, recebeu o nome atual de Praça Tiradentes. É uma importante área de transporte coletivo. É ponto de encontro permanente, de caras lembranças para a memória comum aos curitibanos. O novo piso da velha praça revela traços da cidade de ontem, sob os vidros que refletem a ramada das árvores, algumas tão antigas quanto o pinheiro de 1936, outras amarelas como a florada dos ipês quando acabam as geadas. Nela está um dos pontos de embarque para a Linha Turismo, ônibus especial que percorre alguns dos principais atrativos turísticos de Curitiba.

Paço da Liberdade

  • Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro

  • Tel: +55 (41) 3234-4200

  • E-mail: pacodaliberdade@sescpr.com.br

Construção de 1916 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau, antiga sede da Prefeitura de Curitiba. Foi restaurado, mantendo as características originais do edifício. Dentro é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento de água através de pisos de vidro (antes do prédio da Prefeitura, o local abrigava o Mercado Municipal). Hoje é um espaço cultural, com café, livraria, biblioteca, auditório e salas de exposições e realização de cursos. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Localização: Praça Generoso Marques, 189 – Centro

Horários: 3ª a 6ª – 10h às 21h Sáb. – 10h às 18h Dom. – 11h às 17h

Setor Histórico

  • Endereço: Largo da Ordem – São Francisco

Conjunto das mais antigas edificações da cidade, delimitado por decreto municipal de 1971. Entre essas construções estão a Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, além dos exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX. Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo. * Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, de 3ª às 6ª, através de pré – agendamento. Telefone: 3321-3275

Acesso: A pé, partindo da Praça Tiradentes entrar na(s) rua(s) do Rosário e/ou José Bonifácio.

Torre Panorâmica

  • Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês

  • Tel: +55 (41) 3339-7613

Conheça a Torre Panorâmica, onde se tem uma vista em 360º da cidade! ATENÇÃO: O ATENDIMENTO É POR ORDEM DE CHEGADA. A VENDA DE INGRESSO FICA SUJEITA À CAPACIDADE DO MIRANTE

Este atrativo é uma torre de telefonia que fica a mais de 100 m de altura e de onde se tem uma vista em 360º da cidade. Do mirante é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento. Também dá para visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e arredores da cidade. Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso. Já no térreo tem o Museu do Telefone na entrada da Torre, com vários aparelhos que contam a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma Loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design, que trazem a identidade e temas curitibanos. A Torre Panorâmica também tem audiodescrição para visitantes cegos. Clique aqui e saiba mais.

O ATENDIMENTO É POR ORDEM DE CHEGADA. A VENDA DE INGRESSOS FICA SUJEITA À CAPACIDADE DO MIRANTE.

Horário de funcionamento: abre todos os dias das 10h às 18h ou até atingir a capacidade de visitação.

O pagamento deverá ser efetuado no local preferencialmente com cartão de crédito e débito. Não aceita PIX.

● Inteira R$ 10,00
● Meia entrada R$ 5,00 Crianças de 05 à 09 anos; Idosos acima de 60 anos; Pessoas com deficiência; Estudantes com carteirinha; Professores com carteirinha; Doadores de sangue com carteirinha.
● Isento – Crianças com menos de 5 anos

Ônibus:
● Convencional São Bernardo ou Julio Graff (Praça Tiradentes) ou Convencional Santa Felicidade ou Jardim Itália (Travessa Nestor de Castro) e descer em frente ao supermercado Festval.
● Ligeirinho Santa Felicidade-Bairro Alto ou Inter 2, descer na estação tubo Mercês.
● Linha Turismo

Trem da Serra do Mar

  • Endereço: Av. Presidente Affonso Camargo, 330
    (Bloco dos Fundos rodoferroviária)

  • Tel: +55 41 3888-3488

  • Site: serraverdeexpress.com.br

Trem turístico que sai de Curitiba e vai até o município de Morretes.

O trem turístico que sai de Curitiba e vai até o município de Morretes serpenteando pela Serra do Mar, é o segundo atrativo turístico mais visitado do Paraná e atrai por ano mais de 250 mil turistas do mundo todo. É considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo. O passeio sai da Estação Rodoferroviária de Curitiba de sexta a domingo pela manhã e na alta temporada todos os dias. O retorno acontece à tarde e o ponto de desembarque é no mesmo local.
Para maiores informações, acesse: https://serraverdeexpress.com.br/o-trem/

FEIRAS

Inverno – Praça Osório
Acontece por 32 dias entre os meses de junho e julho.

  • Endereço: Praça General Osório – Centro

  • Tel: +55 (41) 3250-7746

  • E-mail: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br

Inverno – Praça Santos Andrade

 

  • Endereço: Praça Santos Andrade – Centro

  • Tel: +55 (41) 3250-7746

  • E-mail: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br

Memoriais

Memorial da Imigração Polonesa

  • Endereço: Rua Euclides , bairro Centro Cívico

  • Tel: (41) 3313-7194

Localizado no Bosque do Papa, uma área verde de 46 mil m2, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa.

As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.
O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.

O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. As sete casas de troncos, originais, vieram transferidas das antigas colônias de imigrantes Tomás Coelho (município de Araucária) e Muricy (município de São José dos Pinhais). A casa que abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, foi abençoada pelo papa na Missa celebrada no Estádio Couto Pereira, em julho de 1980. Em 1991, foi inaugurado o Portal Polonês, na rua Mateus Leme, um marco dos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Paraná.

Memorial de Curitiba

  • Endereço: Rua Claudino dos Santos – bairro São Francisco

  • Tel: +55 (41) 3321-3263 /3321-3313

Site: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Observação: Aberto de terça a sexta das 09h às 18h; sábados e domingos das 09h às 15h.

O Memorial de Curitiba. Um espaço para a arte e o folclore, a informação e a memória, o passado e o futuro. Construído num terreno irregular, seu projeto arquitetônico permite a criação de espaços e instalações funcionais e criativas. Sua cúpula, em forma de pintura, evidencia o papel de sementeira cultural da obra. *Passeio monitorado com guias gratuitos da Fundação Cultural de Curitiba pelo setor histórico, público interessado em conhecer a história da cidade por meio dos logradouros do Setor Histórico e equipamentos culturais como o Memorial, Museu de Arte Sacra e Casa Romário Martins. de 3ª às 6ª, das 9h às 12 e das 14h às 18h, através de pré-agendamento.

Memorial Paranista

  • Endereço: Rua Mateus Leme, 4700 bairro: São Lourenço

  • Tel: +55 (41) 3313-7191

O Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin reúnem peças do grande nome do Paranismo, João Turin, considerado o precursor da escultura no Paraná. O Memorial é constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições, e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a Loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas e artesãos curitibanos. O Jardim das Esculturas, na parte externa, é composto de um jardim com elementos paranistas, fontes de água e 13 obras de grandes proporções do acervo de João Turin. A ideia do memorial é apresentar a arte escultórica e suas técnicas. Duas grandes portas de aço e vidro com elementos paranistas se abrem para uma galeria onde estão dispostos lado a lado 42 baixos-relevos com temas indígenas e retratos dos amigos de Turin e outros que também representam o movimento artístico do início do século 20.

Memorial Dra. Zilda Arns Neumann

  • Endereço: R. Jacarezinho, 1691

  • Tel: +55 (41) 2105-0250

  • E-mail: museologa@pci.org.br

Site: www.pastoraldacrianca.org.br

Observação: Entrada gratuita – Horário: 8h às 19h. Abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

Memorial da Segurança no Transporte

  • Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6447

  • Tel: +55 (41) 3373-5757

Site: memorialdaseguranca.com.br

Observação: Funcionamento de quarta a sábado, das 9h às 17h. Visitas somente com agendamento via site ou telefone (41) 3373-5757

Memorial Africano

  • Endereço: Rua Lothário Boutin, 374

  • Tel: +55 (41) 3350-8484

  • E-mail: smma@smma.curitiba.pr.gov.br

Observação: Praça Zumbi dos Palmares

 

A Praça Zumbi dos Palmares, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, abriga o Memorial Africano, inaugurado em 2010. Com um grande portal na entrada principal, possui 54 colunas representando os países do continente. As colunas de quatro metros de altura levam o nome de cada País, a bandeira e a localização no território africano. As descrições e desenhos são feitos em azulejos. Além das 54 colunas, outras duas, amarelas, com o dobro do tamanho das demais, completam o portal e simbolizam a educação e a cultura. Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho forma o mapa do continente africano, com o desenho dos países. A Praça Zumbi dos Palmares homenageia o líder do Quilombo dos Palmares. A praça conta com espaço para eventos e ampla estrutura para atividades físicas.

Endereço: Rua Lothário Boutin, 374 – Pinheirinho Horário de Funionamento: Diariamente Ônibus: Ir até o Terminal do Pinheirinho e pegar a linha alimentadora 631- Piratini/ BR 476

Memorial Árabe

  • Endereço: Praça Gibran Khalil Gibran

  • Tel: +55 (41) 3324-2456

  • E-mail: fsgkhalil@sme.curitiba.pr.gov.br

Site: http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/
Observação: Aberto de segunda a sexta das 08h às 12h; sábados das 09h às 11h30 e domingos das 09h às 13h30.

Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran. Este atrativo faz parte do e-book Turismo e Acessibilidade.

Horário: De segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h Sábados das 09h às 13h

Ônibus: Circular Centro (sentido anti-horário).

Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Barão do Serro Azul / Travessa Tobias de Macedo / Rua Riachuelo /rua Heitor S. França / Praça Gibran Khalil Gibran.

Memorial Japonês

  • Endereço: Praça do Japão – Água Verde

  • Tel: (41) 3277-4123

  • E-mail: admnikkei@hotmail.com

Site: www.nikkeicuritiba.com.br

Horário: Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 12h e das 13h às 18h. * Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba

Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

Horários: Praça – diariamente / Casa da Cultura – terça a domingo, das 9h às 18h / Biblioteca Hideo Handa – de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h; sábados, das 09h às 13h (exceto feriados). * Programação sujeita a alteração.

Memorial Ucraniano

  • Endereço: R. Doutor Mbá de Ferrante – Pilarzinho

  • Tel: (41) 3338-1442

  • E-mail: memoriais@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário: Aberto de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h45.

Além da ampla área verde do Parque Tingüi, o visitante se depara, logo na entrada, com o portal e, mais adiante, a réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de MalletPR, com sua cúpula dourada, construída em madeira, em estilo bizantino, onde há uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados. Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural. Numa casa típica da arquitetura ucraniana funciona a loja de souvenires, onde são vendidos produtos artesanais. O Memorial possui um palco e uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk. Manifestações folclóricas e festas típicas da etnia acontecem com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da comunidade ucraniana: a Bênção dos Alimentos (no Sábado de Aleluia), a Festa Nacional da Ucrânia (em agosto), a Festa da Colheita (em outubro) e a Festa de São Nicolau (em novembro).

Mercados Municipais 

Mercado Municipal

  • Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865 Centro

  • Tel: (41) 3363-3764

  • E-mail: contato@mercadomunicipaldecuritiba.com.br

Site: www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br

Horário: Terça a sábado: 8h às 18h – Domingo: 8h às 13h (Restaurantes até 15h) * Datas especiais, feriados e recessos podem alterar o horário de funcionamento. Consulte as mídias sociais do Mercado Municipal de Curitiba

Fundado em 02 de agosto de 1958, até hoje o Mercado Municipal é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações.

Localização: Av. Sete de Setembro com Av. Presidente. Afonso Camargo e R. da Paz com R. General Carneiro. Tel.: (41) 3363-3764

 

Mercado de Orgânicos: de terça a sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 13h.

Ônibus: Circular Centro, biarticulado Campo Comprido/Centenário, Inter-hospitais, Cristo Rei e a Linha Turismo

Mercado de Orgânicos

  • Endereço: Rua da Paz, 608 – Centro

  • Tel: +55 (41) 3363-3764

  • E-mail: smab@smab.curitiba.pr.gov.br

Site: www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br
Horário: Terça a sábado das 8h às 18h, domingo das 8h às 13h.

O prédio, de arquitetura moderna, é conectado ao antigo Mercado Municipal de Curitiba, para que o público possa circular nos dois ambientes. A integração entre o tradicional Mercado Municipal e o novo Mercado de Orgânicos é pela praça de alimentação, ao lado do Box Curitiba. O primeiro Mercado Orgânico do Brasil oferece produtos certificados com selo de produto sem agrotóxicos e aditivos químicos. Além dos produtos, o prédio e as lojas também contam com certificação, garantindo aos consumidores qualidade e segurança da comercialização orgânica.

Mercado Municipal Capão Raso

  • Endereço: Rua Otto Cabel, 51 – Novo Mundo

  • Tel: +55 (41) 3248-5201

  • E-mail: mercadomunicipalcapaoraso@urbs.curitiba.pr.gov.br

Site: www.mercadomunicipalcapaoraso.com

Horário: Segunda a sábado: Hortifruti: 09h00 às 19h00. (Algumas lojas permanecem até as 21h00.

Confira dentro de cada loja o horário de funcionamento) Lojas: 09h00 às 21h00. Praça de Gastronomia: 10h00 às 22h00.