

A Sbørnia Kontr’Atracka
27 julho
Após arrebanhar plateias por décadas com o sucesso cult Tangos e Tragédias, o universo cômico-musical da Sbørnia retorna em grande estilo ao palco do Teatro Guaíra, dia 27 de julho de 2025, às 18h, com participação especial do Coral curitibano Bom de Boca. O espetáculo A Sbørnia Kontr’Atracka é uma criação de Hique Gomez, que além de atuar, dirige a montagem e foi um dos idealizadores do antológico Tangos e Tragédias, ao lado do saudoso Nico Nicolaiewsky. Nesta nova incursão pelo absurdo e pela sátira sbørniana, Hique Gomez é acompanhado pela talentosa Simone Rasslan e por uma vibrante troupe de atores e músicos, que dão vida ao inusitado cotidiano deste país fictício – onde música, crítica social e humor nonsense se misturam em perfeita harmonia. Além de Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan), o Prof. Menthales vivido por Tales Melati, coloca a gaita de foles num lugar de destaque no folclore Sborniano. A exímia bailarina e sapateadora Gabriela Castro traz a personagem Pierrot Lunaire bailarina do balé Hiperbólico da Sbornia e encarna a percussionista da banda. O Prof. Ubaldo Kanflutz Reitor da Universidades de Ciencias Ficticias, traz os novos mapas de Sbornia e dá uma aula de geopolítica enquanto canta a Saga dos Berdas e dos Mostas. Um telão ilustra as canções com detalhes e artes originais criadas por Rique Barbo.
O Filme de animação “Até que a Sbornia nos Separe” serve de cenário animado para algumas canções, e o folclore Sborniano, como a Dança do Copernico, não poderia estar de fora. O Som Surround pilotado pelo engenheiro de som Edu Coelho completa a sensação de imersão no universo da Sbornia, junto com o desenho de Iluminação de Heloiza Averbuck. Para quem está com saudades do Maestro Plestkaya, Nico Nicolaiewsky não se preocupe, sua imagem será saudada nos telões e o encontro será realizado. Algumas canções permanecem no espetáculo assim como o final que chama o público para a rua. A montagem traz canções originais, instrumentos exóticos e recursos cênicos surpreendentes, reafirmando a Sbørnia como um universo artístico singular, que transita entre o teatro, o concerto e o delírio cênico. Com direção musical refinada e um texto recheado de lirismo e ironia.
A Sbørnia Kontr’Atracka convida o público a refletir, rir e, por que não, se emocionar. O reencontro com o público curitibano promete ser memorável. Uma chance de revisitar a Sbørnia, esse território imaginário e provocador, nascido do talento e da criatividade de Hique Gomez. Além dos palcos, a Sbørnia também conquistou outras linguagens artísticas. Em 1990, surgiu a publicação em quadrinhos “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, e em 2013, ganhou vida no cinema com o aclamado longa de animação “Até Que a Sbørnia nos Separe”, dirigido por Otto Guerra e Ennio Torrezan, hoje membros da academia de cinema de Hollywood. E, recentemente, a série Sbørnia em Revista, que ganhou tres premios no Rio Web Festival Melhor Websérie Nacional, Melhor Web Série iNternacionall e meçhor performer de Musicais para Simone Rasslan no Rio Web Festival em 2022 e está hoje sendo transmitida pelo PrimeBoxBrasil no BoxBrasilPlay. A Gestão Cultural e Produção é do Escritório de Produção Marilourdes Franarin, que produziu Tangos e Tragédias por 28 anos.
*Evento organizado por produtores independentes e poderá sofrer alterações sem aviso prévio. Fique atento às atualizações no site dos organizadores!